Um dos primeiros projetos de referência de realidade mista do Grupo de Soluções da ARRI, é o recém DARK BAY Virtual Production Studio em Babelsberg, perto de Berlim. Em um dos maiores estúdios LED permanentes da Europa para produções de filmes virtuais, o Grupo de Soluções da ARRI foi responsável pelo planejamento técnico geral, bem como pela coordenação da instalação de todos os componentes. Para alcançar a mais alta qualidade de produção, cliente e parceiro, em estreita colaboração, combinaram hardware de última geração com desempenho de engenharia para criar um sistema geral inovador. Para este projeto de referência, as três unidades de negócios da ARRI, Sistemas de Câmera, Iluminação e Aluguel, trabalharam juntas intensivamente sob o gerenciamento de projeto e coordenação do Grupo de Soluções da ARRI.
“No segundo trimestre de 2021, construímos nosso estúdio LED de última geração em um tempo recorde de três meses no Studio Babelsberg AG. A equipe do Grupo de Soluções da ARRI, um dos poucos provedores de serviços verticalmente integrados com um espectro de conhecimento que abrange LED, luz, câmera e tecnologia de dados, foi encarregada do planejamento geral”, explica Philipp Klausing, Diretor Executivo da DARK BAY GmbH e produtor de “1899.” “A inclusão equilibrada das necessidades dos departamentos especializados de direção, câmera, iluminação e VFX, foram indispensáveis para garantirmos um resultado de gravação satisfatório em estúdio. O alto nível de competência que o Grupo ARRI oferece em sua totalidade foi um fator principal para garantir que o estúdio fosse montado e entregue com essa qualidade”.
Atualmente, as filmagens estão ocorrendo em DARK BAY para a produção da Netflix “1899”, a nova série dos criadores de “Dark” Jantje Friese e Baran bo Odar. Os atores estão sendo filmados em frente a uma parede de LED de 55 metros de comprimento e 7 metros de altura dobrada a 270° com a câmera ARRI ALEXA Mini LF e lentes da ARRI Rental, criadas exclusivamente para “1899”. A parede de LED é complementada por 70 SkyPanels da ARRI, para iluminar o volume de forma interativa.
Com o estabelecimento de parcerias globais de tecnologia e ambientes regionais de teste de realidade mista, a ARRI está impulsionando o desenvolvimento de produtos, workflows e soluções inovadoras. Em Uxbridge, perto de Londres, a ARRI e a ARRI Rental abrirão um estúdio de realidade mista em junho de 2021, que será usado para fins comerciais e de demonstração. Palcos adicionais de teste e demonstração são operados pela ARRI em Burbank, perto de Los Angeles e também em Munique. Mais projetos de estúdio de realidade mista estão em andamento. Como acionista da Volucap, o primeiro estúdio volumétrico no continente europeu em Babelsberg, a ARRI tem trabalhado no desenvolvimento de técnicas de gravação para realidade virtual e realidade aumentada desde a inauguração do estúdio em 2018.
Sistemas de câmera e iluminação, bem como acessórios da ARRI, já foram usados em uma ampla gama de produções profissionais de filmes de realidade mista, incluindo “The Mandalorian” (Walt Disney).