Entre outros, os SkyPanels foram usados para a iluminação. Qual foi sua impressão?
O gaffer Edu K. Spuldaro e sua equipe, me ajudaram muito criando soluções para os diferentes locações e cenários, usando ferramentas modernas como os SkyPanels S30 e S60. A flexibilidade de dimerizar, alterar a temperatura da cor, mantendo uma qualidade de luz consistente e IRC, ou simular gelatinas de correção e de cor, é tão importante que é difícil iniciar um projeto e não carregar esses refletores com você. Isso lhe dá liberdade e permite que você fotografe mais rápido.
Este foi um dos primeiros filmes no país a empregar câmeras ALEXA Mini LF e lentes ARRI Signature Prime. Como você escolheu esta combinação?
Eu e o Bruno somos grandes fãs das câmeras ARRI. Embora tenhamos testado outros modelos de câmeras para este filme, a escolha da ALEXA Mini LF ficou clara assim que assistimos a filmagem em HDR. Esta foi a minha primeira vez fotografando em ARRIRAW e fiquei muito impressionado com os resultados, em termos de reprodução de cores e latitude.
Algumas pessoas podem pensar que esta câmera de grande formato só é adequada para filmes épicos ou grandes produções de Hollywood, filmes de época ou de guerra, mas não necessariamente funciona dessa forma. O “grande formato” também pode ser muito útil para filmar comédias, dramas familiares e intimidade entre personagens. Um bom equipamento de câmera pode ajudar a tornar sua história mais bonita e dramática na tela, se você usar da maneira certa, mas, para este filme, sentimos que o Large Format combinado com as Signature Primes da ARRI faria o drama saltar da tela diretamente para o coração do espectador. O Large Format aumentava as emoções do ator com elegância, especialmente devido às distâncias focais mais longas que naturalmente acabamos usando para alcançar certos campos de visão, em comparação com os sensores Super 35 mm padrão.
As lentes Signature Primes têm algo quase indescritível que gosto de chamar de “charme moderno e elegante”. Elas são claramente lentes de última geração, sem distorções, feitas para casar entre si, nítidas e estáveis. No entanto, eles oferecem uma suavidade tão poderosa e discreta em torno das bordas que às vezes é difícil acreditar no que você está olhando, mesmo quando você as usa totalmente abertas. A equipe de filmagem também ficou impressionada. Eles fizeram um trabalho fantástico neste filme, e o Mário Jannini, diretor técnico de serviços da ARRI Brasil, nos deu todo o suporte e informações de que precisávamos antes e durante a produção. Agradeço a ele por isso.
Certamente parece que este foi um projeto que utilizou workflows de ponta. Como isto influenciou no look do filme?
Sempre tentamos fazer todas as escolhas técnicas com base na história. Claro, estávamos ansiosos para trabalhar com as câmeras e lentes mais recentes disponíveis, mas nada disso teria parecido apropriado se não se encaixasse na história. Não queríamos crescer mais do que a história ou os personagens, mas queríamos dar a eles o look que mereciam. Jogamos com cores diferentes, desafiando a latitude da câmera ao fotografar na praia ou capturando cenas de festa cheias de tons diferentes, e ficamos muito felizes em ver que a combinação do equipamento certo, workflow bem planejado, com a equipe certa e talentosas atuações, sempre funciona!